Turismo Chapada dos Veadeiros
Travessia Ecoturismo - Chapada dos Veadeiros Travessia Ecoturismo - Chapada dos Veadeiros Notícias Chapada dos Veadeiros Fale Conosco Cadastre-se Turismo Solidário
ecoturismo    




História


Os primeiros a pisarem na região foram os índios nômades Avá Canoeiros e Crixás que vinham para as montanhas em busca de caça e coleta, onde constituíam seus abrigos temporários. Por volta de 1730, começam a chegar os primeiros bandeirantes, tendo como missão mais significativa a Bandeira do Anhanguera. Vinham faiscando o ouro dos riachos e criando as primeiras vilas e arraiais. Traziam consigo escravos negros, que logo fugiam para os vãos entre as montanhas, onde constituíam comunidades que até hoje vivem isoladas. É o caso do povo Kalunga, ao norte do município de Cavalcante, cidade que foi eixo e matriz da ocupação de toda a Chapada.
 
O marco decisivo para o povoamento da região de Alto Paraíso foi, em 1750, a implantação da propriedade do Sr. Francisco de Almeida: a Fazenda Veadeiros, que passa a ser um pequeno núcleo de colonização, no qual foram se agrupando lavradores que se dedicaram à pecuária, ao cultivo de trigo e café. Da decadência do ouro (1780) até o fim do século XIX, nada ocorreu nestas paragens que perturbasse o bucolismo dos quintais e do pastoreio.

Em 1892 um fato anunciava radicais transformações no âmbito geográfico, político e social de toda a região do Brasil Central. Era a chegada da comissão exploradora do Planalto Central, comandada por Luiz Crulz e constituída de diversos pesquisadores que tinham a finalidade de delimitar a área da futura capital do Brasil.

Em setembro de 1926 a célebre Coluna Prestes atravessa a Chapada. Em 1931, a serviço do correio aéreo nacional, o brigadeiro Lisias Rodrigues passa por Veadeiros, vindo de São Paulo em direção a Belém. Esta visita resulta na magnífica obra literária “O roteiro do Tocantins“.

Com a inauguração de Brasília (1960) toda a região do entorno começa a refletir as profundas transformações desencadeadas a partir deste evento.

Em 1980 dois fatos específicos, de origens diversas, porém complementares, tornam-se um marco decisivo para a realidade atual: eram os projetos Alto Paraíso e Rumo ao Sol. O primeiro projeto, de cunho governamental buscava instalar diversos equipamentos urbanos, tais como: hotel, aeroporto, asfalto, etc, visando criar, a partir do turismo e da produção de frutas nobres, um pólo regional de desenvolvimento do nordeste goiano. Já o “Rumo ao Sol” tinha como objetivo a instalação e desenvolvimento na área de comunidades alternativas, baseando-se em conceitos do naturalismo e do misticismo. O projeto, que era como um movimento hippie, atraiu a primeira grande leva de migrantes para a região. A partir daí, e com a implementação do Ecoturismo, a Chapada dos Veadeiros e as comunidades com ela relacionadas vem experimentando diversas transformações políticas, sociais e econômicas.
 
Veja também
Inglês

Nossos Roteiros

» Alta Temporada
Proclamação - 04 Dias
Proclamação - 05 Dias
Proclamação - 08 Dias
Réveillon - 05 Dias
Réveillon - 06 Dias
Réveillon - 08 Dias
» Baixa Temporada
2º Sem 2019 - Promo 05 dias
2º Sem 2019 - Promo 08 dias
2º Sem 2019 - 04 Dias (Qui a Dom)
2° Sem 2019 - 05 Dias (Qua a Dom)
2º Sem 2019 - 05 Dias (Dom a Qui)
2° Sem 2019 - 08 Dias (Dom a Dom)
» Atividades de Aventura
Circuito de Aventura
Tirolesa - Voo do Gavião
Rapel - Cachoeirismo
Canionismo
» Roteiros Especiais
Cavalcante & Terra Ronca- 08 Dias (11 a 18 de Ago)
Travessia Leste - 08 Dias (08 a 15 de Set)
Expedição de Canionismo - 25 Ago a 01 de Set
Cavalcante & Terra Ronca- 08 Dias (13 a 20 de Out)
Travessia Leste - 08 Dias (17 a 24 de Nov)

Galeria de fotos

Cadastre-se



 

TRAVESSIA ECOTURISMO
Av. Ary R. Valadão Filho, 979 - Centro - Alto Paraíso - GO
CEP: 7377-0000 - Telfax: +55 (62) 3446 1595
Face Book