foto: Ion David

Segurança

Travessia Ecoturismo

O ecoturismo e turismo de aventura podem ser sinônimos de descobertas, diversão e segurança para todos os amantes da vida ao ar livre

As atividades em ambientes naturais sempre envolvem riscos, ao longo de muitos anos de experiência foram definidas implementadas medidas de segurança em todos os nossos roteiros e atividades.

Somos Sócios Fundadores da ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Trabalhamos como voluntários na elaboração de diversas normas brasileiras de Turismo de Aventura, tendo implementado as norma referências em nossas operações.

foto: Ion David

Política de segurança

A Travessia Ecoturismo está comprometida com a melhoria contínua de suas atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura por meio de:

  • Atendimento às legislações ambientais e de segurança vigentes aplicáveis e demais requisitos relacionados.
  • Priorizar a Integridade Física e Emocional dos envolvidos com os produtos de Ecoturismo e Turismo de Aventura oferecidos.
  • Oferecer atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura com segurança e qualidade, pautado na identificação, avaliação e controles dos riscos inerentes às atividades.
  • Promover o desenvolvimento pessoal através de Atividades de Aventura na natureza com qualidade e segurança.
  • Conduta Consciente em ambientes naturais e Minimização dos impactos ambientais e sociais.
  • Satisfazer todas as partes envolvidas, através da adoção de boas práticas consagradas no segmento.
  • Melhorar continuamente as competências dos condutores e colaboradores.
  • Melhorar continuamente as estruturas oferecidas aos clientes.
foto: Ion David

Sistema de Gestão de Segurança – Norma ABNT NBR ISO 21101

A segurança no Turismo de Aventura envolve pessoas (tanto os clientes quanto os prestadores de serviço), equipamentos, procedimentos e as próprias empresas prestadoras dos serviços, inclusive as organizações públicas.

O Sistema de Gestão da Segurança é destinado a assegurar que determinado resultado (diminuição do número de incidentes, por exemplo), pretendido (e portanto planejado) é consistente e sistematicamente obtido (não acontece por acaso). Os Sistemas de Gestão incluem estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter política, objetivos e metas de segurança.

Um sistema deste tipo permite que uma organização estabeleça e avalie a eficácia dos procedimentos, desenvolva uma política e objetivos de segurança, atinja a conformidade em relação a eles e demonstre-os a terceiros.

Aprender a gerenciar riscos de maneira eficaz possibilita que as pessoas que operam este segmento melhorem os resultados através da identificação e da análise de uma gama mais ampla de questões ligadas à Segurança no Turismo, fornecendo uma forma sistemática de tomar decisões embasadas em informações, a gestão da Segurança é parte integrante das boas práticas no Turismo de Aventura.

Objetivo

O Sistema de Gestão da Segurança é composto por um conjunto de aproximadamente 30 documentos divididos em três fases de implementação: Planejamento, Implementação e Operação e Medição e análise, estes documentos são periodicamente revisados, conforme a alimentação do sistema e análise dos registros.

foto: Ion David

Certificação em Turismo de Aventura

Em 2009 a Travessia Ecoturismo implementou a norma ABNT NBR 15331, Sistema de Gestão de Segurança (Atualmente ISO 21101) nas atividades de Aventura: Tirolesa – Vôo do Gavião e Rapel na Cachoeira Almécegas I. Tendo estas atividades sido certificadas pelo INMETRO entre

Essa foi uma conquista coletiva que envolveu toda a equipe da Travessia Ecoturismo, Condutores, prestadores de serviços, parceiros e clientes. foi um passo muito importante para o Turismo de Aventura na Chapada dos Veadeiros.

As atividades de aventura foram certificadas pelo INMETRO através de auditorias periódicas entre 2010 a 2017, Por falta de subsídios, altos custos envolvidos com o processo de recertificação e baixo retorno de clientes e incentivos, decidimos por manter as normas implementadas, porém não certificadas, concentrando o investimento na melhoria contínua dos prestadores de serviços, equipamentos e estruturas, mantendo desta forma a validade das diretrizes das normas implementadas.

As Normas Técnicas estão inseridas na Lei Geral do Turismo, que em seu Decreto em dezembro de 2010, no artigo 34, definiu que as empresas brasileiras que ofereçam atividades de turismo de aventura devem implementar o sistema de gestão da segurança e com isso, permitindo aos consumidores desfrutarem de serviços da vida ao ar livre com diversão e segurança nos diversos destinos de natureza brasileiros.

foto: Ion David

O Projeto Aventura Segura

Em uma grande ação conjunta da ABETA, Ministério do Turismo e Sebrae Nacional, em 2006 foi criado o Programa Aventura Segura – PAS. o programa contribuiu para o desenvolvimento turístico de 17 regiões do Brasil, em 13 diferentes Estados, que passaram a ter o ecoturismo e o turismo de aventura como fonte de desenvolvimento econômico.

O programa foi baseado no desenvolvimento e aplicação de 32 Normas Técnicas Oficiais para os segmentos de ecoturismo e turismo de aventura, criando padrões de qualidade e segurança para a oferta das atividades.

A Travessia Ecoturismo participou desde o inicio do Projeto, que foi o maior programa voltado para o fortalecimento, qualificação certificação e estruturação do Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil.

O programa contou com mais de 4,8 mil pessoas qualificadas em 16 destinos turísticos de 13 estados brasileiros por meio de cursos presenciais e a distância de Gestão Empresarial, Sistema de Gestão da Segurança e Competências Mínimas do Condutor, Primeiros Socorros e Curso de Qualificação para Voluntários de Grupos Voluntários de Busca e Salvamento.

Envolveu mais de 100 municípios e contou com a participação de mais de 480 empresas de forma direta e indireta. No âmbito do Aventura Segura, foram criados também 13 Grupos Voluntários de Busca e Salvamento.

Hoje, o Turismo de Aventura tem 29 Normas Técnicas criadas e publicadas no âmbito da ABNT.

Quando você, seus amigos e familiares forem se aventurar, procure sempre as empresas que cumprem a legislação e seguem as Normas Técnicas Brasileiras para ecoturismo e turismo de aventura.

foto: Ion David
Receba as novidades da Travessia Ecoturismo em seu e-mail