Chapada dos Veadeiros
Travessia Ecoturismo - Chapada dos Veadeiros Travessia Ecoturismo - Chapada dos Veadeiros Notícias Chapada dos Veadeiros Fale Conosco Cadastre-se Turismo Solidário
Travessia Ecoturismo - Chapada dos Veadeiros Travessia Ecoturismo - Chapada dos Veadeiros Chapada dos Veadeiros Fale Conosco Parceiros Turismo Solidario
ecoturismo    




Comunidade Kalunga
No nordeste de Goiás, numa área de mais de 230 mil hectares, vivem os Kalunga, a maior comunidade de remanescentes de quilombos do Brasil.
 
Modo próprio de ser
 
Foi em 1722 – quando Bartolomeu Bueno, o Anhangüera, e João da Silva Ortiz fecharam o ciclo bandeirante, com a ocupação das terras centrais – que surgiu o Estado de Goiás, em pleno ciclo do ouro e da garimpagem.
 
Utilizados como mão-de-obra escrava, os negros andavam cansados da submissão e dos castigos sofridos na exploração das "Minas dos Goyazes". Muitos fugiram, escondendo-se na mata, entre serras, num local de difícil acesso. Fundaram quilombos no município de Cavalcante, na região conhecida como Morro do Chapéu (hoje município de Monte Alegre), formando assim o povo Kalunga.
 
A comunidade vive hoje numa área de 237 mil hectares – segundo estimativa do Instituto de Desenvolvimento Agrário de Goiás, o Idago –, a 375 quilômetros de Brasília. São cinco os núcleos, abrigando cerca de cinqüenta grupos de base familiar: Vão de Almas, Vão do Moleque, Ribeirão dos Bois, Contenda e Kalunga.
 
O fato de os Kalunga terem permanecido distantes dos centros urbanos, num lugar inóspito e de difícil aproximação, acabou fazendo deles um dos poucos exemplos de remanescentes negros que quase não sofreram influências externas em seu modo de vida.
 
No dia-a-dia, o povo kalunga dedica-se à plantação de mandioca, arroz, fumo, milho e, às vezes, feijão. Cria gado e aves, pratica a caça e a pesca. Mas a fabricação de farinha – que envolve toda a família, numa espécie de ritual –, é a atividade produtiva mais importante, base principal do seu sustento.
 
Isolamento e liberdade
 
A antropóloga Mari Baiocchi chegou aos Kalunga em 1982 e foi quem primeiro fez um levantamento da vida da comunidade, inclusive alertando para o direito à posse da terra. Para ela, é fundamental respeitar em tudo a opinião da comunidade. "Tudo só pode ser feito a partir do que eles acham. Alguns me perguntaram se não seria melhor colocar água na porta, construir mais escolas e postos de saúde."
 
Para entender os Kalunga – alerta –, é preciso avistá-los como uma comunidade que construiu a sua cultura ao longo de quase trezentos anos de isolamento. Por causa dessas condições, eles não podem apresentar a mesma identidade do descendente de negros africanos do asfalto, em qualquer lugar do Brasil. "Eles não são negros.... Não como os queremos."
 
Na perspectiva do mundo moderno, os Kalunga assemelham-se a uma comunidade parada no tempo, um exemplo de atraso e necessidade de progresso. No entanto, é justamente esse suposto atraso a prova concreta do preço pago pelos descendentes daqueles que buscaram no isolamento o único meio de conquistar a própria liberdade.
 
Fonte: Textos extraídos da Revista SEM FRONTEIRAS (N. 246 - nov. 96 - pág. 14)

 

Cavalcante

Kalungas

Inglês

Nossos Roteiros

» Alta Temporada
Natal - 05 Dias
Especial Fim de Ano
Réveillon - 04 Dias
Réveillon - 05 Dias
Réveillon - 06 Dias
Réveillon - 08 Dias
Travessia Leste - 23 a 27 de Jan. de 2019
Janeiro - 04 Dias (Qui a Dom)
Janeiro - 05 Dias (Qua a Dom)
Janeiro - 05 Dias (Dom a Qui)
Janeiro - 08 Dias (Dom a Dom)
Carnaval - 05 Dias (Sex a Ter)
Carnaval - 05 Dias (Sáb a Qua)
Carnaval - 06 Dias (Sex a Qua)
Carnaval - 08 Dias (Sáb a Sáb)
» Baixa Temporada
2º Sem 2018 - Promo 5d
2º Sem 2018 - Promo 8d
2º Sem 2018 - Qui a Dom
2° Sem 2018 - Qua a Dom
2º Sem 2018 - Dom a Qui
2° Sem 2018 - Dom a Dom
1º Sem 2019 Promo - 5 Dias
1º Sem 2019 Promo - 8 Dias
1º Sem 2019 - 4 Dias (Qui a Dom)
1º Sem 2019 - 5 Dias (Qua a Dom)
1º Sem 2019 - 5 Dias (Dom a Qui)
1º Sem 2019 - 8 Dias (Dom a Dom)
» Atividades de Aventura
Circuito de Aventura
Tirolesa - Voo do Gavião
Rapel - Cachoeirismo
Canionismo
» Roteiros Especiais
Extensão ITIQUIRA
Travessia Leste - 5 dias
Travessia Leste - 8 dias
Cavalcante - 5 dias
A. Paraíso e Cavalcante - 8 d.
Terra Ronca - 5 dias
A. Paraíso, Cavalcante e T. Ronca - 8 d.
Travessia 7 Quedas

Galeria de fotos

Cadastre-se



 

TRAVESSIA ECOTURISMO
Av. Ary R. Valadão Filho, 979 - Centro - Alto Paraíso - GO
CEP: 7377-0000 - Telfax: +55 (62) 3446 1595
Face Book