Turismo Chapada dos Veadeiros
Travessia Ecoturismo - Chapada dos Veadeiros Travessia Ecoturismo - Chapada dos Veadeiros Notícias Chapada dos Veadeiros Fale Conosco Cadastre-se Turismo Solidário
ecoturismo    




Travessia Informa

Turismo Solidário beneficia comunidades locais

 

Turismo Solidário beneficia comunidade locais

 

da Chapada dos Veadeiros

 

O Turismo Solidário está ganhando espaço no mundo inteiro, e tem como objetivo aliar o turismo e voluntariado no combate à desigualdade social, criando uma experiência que ultrapassa a imaginação, e a expectativa do participante. A idéia central é empreender ações no sentido de congregar pessoas físicas e/ou jurídicas dispostas a conhecer de perto a realidade de famílias e comunidades que vivem na região turística, com o objetivo de colaborar na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento humano e social comunitário.

 

A Travessia Ecoturismo recebe desde 2005 grupos com este objetivo. Em 2010, tivemos a satisfação de participar da organização de dois grupos com este nobre objetivo.

 

De 26 de setembro a 06 de outubro, 38 participantes da Fundação Bobby Moore reformaram a escola da comunidade Veredas no Município de São João D´Aliança, beneficiando 30 alunos.

 

De 09 a 19 de outubro, 41 participantes do Santander reformaram a escola da comunidade de São Domingos no Município de Cavalcante, beneficiando 180 alunos.

  

O Turismo solidário funciona da seguinte maneira, sugerimos o local a ser ajudado, reformado e/ou construído e elaboramos o projeto técnico e financeiro. Uma vez aprovado, é iniciada uma fase de negociações com as prefeituras locais a fim de conseguir apoio logístico para as reformas. As obras são iniciadas antes dos grupos chegarem e a parte final do trabalho é deixado para ser concluído em ritmo de mutirões com a participação dos financiadores e comunidades locais.

 

Além de sugerir, executar os projetos de reforma e construção e organizar os mutirões, a Travessia organiza toda a logística para a chegada dos grupos, monta acampamentos de alta qualidade com banheiros, cozinha, galpões de palha para refeições, além de espaços de integração, fogueiras e até um bar. A cada ano são identificadas as manifestações culturais mais expressivas de cada comunidade e organizados apresentações e workshops mostrando a culinária, danças, musica e celebrações tornando cada projeto uma grande vivência cultural.

 

Segundo Mara Rosa, coordenadora operacional de grupos de Turismo Solidário, “ O mais importante não é a obra em si, mas sim a integração entre os participantes. É muito legal ver pessoas de culturas e idiomas diferentes interagindo e se entendendo. O turismo solidário é uma experiência única, só participando para entender...”

 


Por: Melissa Maurer
Buscar Buscar Noticias
Palavra chave: Mês: Ano:
Inglês

Nossos Roteiros

» Alta Temporada
Julho - 04 Dias (06 a 09)
Julho - 04 dias (Qui a Dom )
Julho - 05 dias (Qua a Dom)
Julho - 05 dias (Dom a Qui)
Julho - 08 dias (Dom a Dom)
Julho - Travessia Leste (14 a 21)
Proclamação - 04 dias
Proclamação - 05 dias
Proclamação - 08 dias
Réveillon - 05 dias
Réveillon - 06 dias
Réveillon - 08 dias
» Baixa Temporada
2º Sem 2019 - Promo 05 dias
2º Sem 2019 - Promo 08 dias
2º Sem 2019 - 04 dias (Qui a Dom)
2° Sem 2019 - 05 dias (Qua a Dom)
2º Sem 2019 - 05 dias (Dom a Qui)
2° Sem 2019 - 08 dias (Dom a Dom)
» Atividades de Aventura
Circuito de Aventura
Tirolesa - Voo do Gavião
Rapel - Cachoeirismo
Canionismo
» Roteiros Especiais
Travessia Leste - 08 dias (14 a 21 de Jul)
Cavalcante & Terra Ronca- 08 dias (11 a 18 de Ago)
Travessia Leste - 08 dias (08 a 15 de Set)
Cavalcante & Terra Ronca- 08 dias (13 a 20 de Out)
Travessia Leste - 08 dias (17 a 24 de Nov)

Galeria de fotos

Cadastre-se



 

TRAVESSIA ECOTURISMO
Av. Ary R. Valadão Filho, 979 - Centro - Alto Paraíso - GO
CEP: 7377-0000 - Telfax: +55 (62) 3446 1595
Face Book